Na década de 1960, Gordon Moore, co-fundador da Intel Corporation, previu que a cada novo avanço tecnológico abriria espaço para outros avanços ainda maiores.

A tecnologia está em constante evolução e, como vimos, isso não é novidade. A grande diferença está na forma de integrar modelos de negócio e a tecnologia. De nada adiantaria hoje ter um produto super inovador, mas não conseguir integrar a tecnologia mais adequada ao seu negócio.

Isso acontece porque a tecnologia está relacionada, de forma direta e indireta, às principais áreas dos modelos de negócio e, principalmente, com o objetivo final de toda empresa: vender o seu produto ou serviço.

A seguir, separamos 4 dicas de como ter sucesso na tarefa de integrar modelos de negócio à tecnologia. Acompanhe!

Realize um alinhamento estratégico voltado para tecnologia

Modelo de negócio é uma ferramenta que explicita o que é significativo para a estruturação de um negócio. Para tanto, ela conta com 9 áreas:

  • segmento de clientes;

  • oferta de valor;

  • canais de distribuição;

  • relacionamento;

  • fonte de receita;

  • recursos-chave;

  • atividades-chave;

  • parcerias;

  • estrutura de custo.

É importante alinhar uma estratégia de tecnologia na construção do modelo de negócio. Ou seja, pressupõe o planejamento do negócio como um único processo, integrando os diferentes setores de forma permanente.

Dessa maneira, deve haver um alinhamento entre estratégias da tecnologia implementada com os objetivos da marca e entre o mercado externo e a estrutura interna da empresa.

Um dos fatores que envolve todas as etapas de um negócio é o grande fluxo de informações e como fazer o uso delas para o crescimento de sua marca.

Devido ao volume de informações e a sua pequena parcela analisável, fazer um bom uso deles sem o auxílio da tecnologia é impossível.

Utilize Big Data

O Big Data se refere ao grande volume de informações que influenciam os negócios. Apesar de uma pequena parte desses dados serem analisáveis, eles fornecem ferramentas importantes para tomar decisões mais acertadas e para diminuir as possibilidades de erro nas direções que empresa escolherá traçar.

Os dados analisados podem fornecer ferramentas para redução do tempo e do custo da sua produção; otimização das campanhas de marketing, localizar as falhas em tempo praticamente real, etc.

Algumas das principais informações que você pode coletar a partir dele são os dados sobre os hábitos, desejos e comportamentos do seu cliente. Existem tecnologias específicas para a análise dessas informações.

Utilize um CRM

CRM (Customer Relationship Management) consiste na estratégia de gerenciamento do relacionamento com o cliente, no intuito de antecipar as suas necessidades.

Dessa forma, coleta-se e armazena-se os dados dos seus clientes e utiliza-se essas informações para planejar as ações que visam a fidelização da sua audiência. Ou seja, busca atender as demandas, desejos e possibilitar a sua total satisfação.

A partir desses dados é possível personalizar os canais de interação do cliente com a marca. É possível, por exemplo, utilizar essas informações para a segmentação de uma campanha de SMS Marketing.

Automatize as suas ações em marketing

Um dos grandes desafios das empresas hoje é lidar com o grande número de leads, ou seja, clientes em potencial. Devido ao grande fluxo de informações aos múltiplos canais de comunicação o número de leads de uma empresa é gigantesco.

Dessa maneira, para não tratar a audiência como se fosse um grande e único grupo, é importante investir na automação das ações de marketing. Assim, é possível atingir todos os seus clientes de forma personalizada, o que seria impossível sem o auxílio da tecnologia.

A escolha entre os modelos de negócio e integrar a tecnologia mais adequada é fundamental para se destacar no mercado e aumentar as vendas. O grande número de informações e os diferentes canais de comunicação são, ao mesmo tempo, o que te oferece as suas maiores possibilidades, mas também, o seu maior desafio.

O PitchWink é uma plataforma dedicada a atender as necessidades em relação a comunicação móvel multicanal. Em apenas um local você tem a oportunidade de utilizar os meios de comunicação móvel mais populares do mercado, como: SMS, e-mail, voz e TTS.

Entre em contato conosco e saiba como integrar de maneira fácil e inteligente uma importante tecnologia para o seu negócio.