Durante muito tempo o e-mail marketing foi considerado intrusivo e sinônimo de spam. No entanto, com a evolução das estratégias de marketing digital e adoção de ferramentas de automação de marketing, essa se tornou uma das melhores maneiras de falar com a pessoa certa e no momento certo.

Sendo uma excelente ferramenta para estratégias de marketing digital e inbound marketing, utilizar o e-mail também é uma das formas mais eficientes e seguras de atingir o público.

Para que você saiba a importância de investir em e-mail marketing e entenda como ele funciona, explicamos neste artigo o que é essa ferramenta e quais os motivos para adotá-la em sua estratégia. Confira a seguir!

O que é e-mail marketing e como ele funciona?

Chamamos de e-mail marketing as estratégias de comunicação entre a empresa e seus clientes ou potenciais clientes por meio do e-mail, com uma estratégia definida e voltada ao momento do cliente dentro da sua jornada de compra.

Algumas das aplicações mais comuns para o uso de e-mail marketing são certos tipos de e-mail que você certamente já recebeu em sua caixa de mensagens, como:

  • ofertas de descontos;
  • promoções diversas;
  • confirmações de registro ou compra online;
  • newsletter.

Se antes o uso do e-mail era visto como uma ferramenta de marketing similar à famosa mala direta, na qual a comunicação era realizada em massa e de forma impessoal, hoje temos uma situação completamente diferente.

Com o uso de estratégias e ferramentas de automação de e-mail, é possível personalizar cada um dos e-mails disparados, ganhando mais efetividade e garantindo resultados mais interessantes para a sua empresa.

Por isso, é possível afirmar que essa é uma ótima opção para os mais variados tipos de negócios e nichos de mercado, já que cada e-mail será personalizado de acordo com suas particularidades.

Quais os motivos para investir em estratégias de e-mail?

Dadas as oportunidades oferecidas pelo e-mail marketing dentro da estratégia de marketing digital, é interessante entender quais os motivos pelos quais essa é uma das ferramentas mais populares atualmente. Além disso, por sua característica mais duradoura do que as redes sociais, é provável que essa continue sendo uma ferramenta eficiente durante muito tempo.

Entenda alguns motivos para você investir nesse marketing:

Segmentação de mercado

Um dos motivos pelos quais o e-mail marketing tende a ser muito mais eficiente do que outras opções está na possibilidade de segmentar a comunicação de acordo com o tipo de mercado, público e até mesmo momento na jornada de compra do cliente.

Aliada à personalização da comunicação, essa é uma característica que aumenta o engajamento dos e-mails enviados e também permite que a comunicação seja mais efetiva e direta.

Comunicação personalizada

Outra vantagem do uso do e-mail na estratégia de marketing está na possibilidade de personalizar a comunicação entre sua empresa e seu cliente ou cliente em potencial. Além de permitir direcionar a comunicação de acordo com o nicho de mercado, também é possível direcionar o conteúdo do e-mail de acordo com os interesses, interações, gostos e necessidades do cliente.

Com isso, ele se sente mais à vontade para consumir o conteúdo enviado via e-mail, já que esse estará de acordo com aquilo que ele busca e deseja, aumentando o engajamento.

Aumento do alcance da comunicação

Um dos principais motivos para utilizar o e-mail marketing e apostar no uso dessa ferramenta dentro da estratégia de marketing está em seu alcance. De acordo com uma pesquisa, o número de usuários de e-mail deve chegar a quase 3 bilhões até 2019. É mais de um terço da população mundial!

Assim, o uso do e-mail permite atingir um número imenso de pessoas, indo além dos resultados oferecidos por outras ferramentas, como as redes sociais, pois os resultados das redes sociais, como o Facebook, estão condicionados aos algoritmos e às ferramentas pagas, e o alcance do e-mail é muito maior e também mais previsível.

Automação de marketing

Também é importante destacar que o e-mail marketing é uma das bases da automação de marketing e das ferramentas que realizam essa função, permitindo que você crie disparos automáticos de e-mail.

Esses disparos serão realizados de acordo com condições preestabelecidas, tornando os disparos de e-mail mais dinâmicos, ou seja, eles serão enviados de acordo com as ações do potencial cliente, aumentando as chances de realizar uma venda.

Análise de métricas

Outra vantagem interessante é a possibilidade de acompanhar os resultados dos disparos de e-mail em tempo real e de forma detalhada, o que permite adequar ou modificar as estratégias de marketing, entender quais são os e-mails que apresentam melhores resultados e como eles estão impactando seu cliente.

Além de permitir entender os hábitos da persona, o e-mail marketing também facilita a adequação das estratégias, ajuda na solução de problemas de comunicação e permite identificar oportunidades de venda de forma mais rápida e eficiente.

Baixo custo de disparo

Vale destacar também que o disparo de e-mail é uma das ferramentas de marketing digital que apresenta o melhor custo benefício, já que o custo para envio de uma grande quantidade de e-mails é baixo e o retorno tende a ser maior do que por meio de outras estratégias, especialmente pelos motivos que citamos acima.

Além de permitir que você atinja um número expressivo de pessoas, o e-mail marketing não apresenta custo unitário, sendo um ótimo investimento para pequenas, médias e grandes empresas.

Como você viu, existem diversas vantagens em adotar o uso e-mail marketing dentro de sua estratégia de marketing digital. Além de potencializar os resultados obtidos por sua empresa, essa ferramenta também se destaca por ser perene, o que significa que dificilmente você perderá sua base de leads pela mudança do algoritmo da plataforma, como acontece nas redes sociais.

Além disso, os e-mails tendem a continuar sendo usados por muito tempo, portanto, é interessante usá-los de forma conjunta com outras estratégias para garantir que a sua empresa venda mais e melhor.

O que você achou dos motivos para a sua empresa investir em e-mail marketing? Se você gostou ou ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo!