Atualmente, muitas empresas têm investido no marketing digital para ampliar a sua visibilidade e conquistar mais clientes para o seu negócio. Entretanto, poucas corporações sabem sobre a importância de investir em automação de marketing.

Para que você entenda melhor, essa estratégia serve para fazer com que alguns processos funcionem automaticamente, de maneira que o seu fluxo de trabalho seja mais ágil, além de otimizar custos e tempo.

Por isso, se você também entrou no mundo digital e deseja implementar a automação de marketing para captar e fidelizar mais clientes, confira agora estas dicas que preparamos para você. Acompanhe e aplique em sua empresa!

1. Defina as suas prioridades

Primeiro de tudo, você precisa entender e definir quais processos demandam muito tempo e poderiam ser automatizados para conquistar mais leads ou converter vendas.

Com essas informações em mãos, você poderá optar pelas ferramentas de automação mais adequadas, sejam elas para campanhas de e-mail marketing, integração de redes sociais ou criação e análise de métricas, por exemplo.

O importante é colocar tudo na ponta do lápis e definir o que será prioridade. Assim, você conseguirá implementar a automação de marketing para sanar os seus principais problemas. E isso tudo sem fugir do seu orçamento.

2. Entenda o comportamento do público-alvo

Outro passo importante é entender o comportamento do seu público-alvo e até mesmo antecipar certas tendências de consumo. Para isso, você precisa verificar se o perfil dos seus compradores estão realmente de acordo com a descrição da sua persona.

Sabendo exatamente com quem você vai lidar, será possível encontrar as ferramentas mais adequadas e quais processos automatizados funcionarão melhor com o público. Dessa maneira, você evitará custos desnecessários e utilizará os recursos com sabedoria, sempre focando no perfil correta da sua persona.

3. Crie conteúdos diferentes para cada lead

Para ter sucesso na implementação da automação de marketing na sua empresa, você precisa ter consciência de que é importante criar conteúdos para cada tipo de lead, de acordo com a etapa do funil de vendas (topo, meio ou fundo) em que ele se encontra.

Por meio desses conteúdos mais direcionados, você poderá controlar melhor a quantidade de pessoas que vai receber cada informação, quais ferramentas são mais indicadas para cada estágio e por aí vai.

Para atrair leads, por exemplo, crie conteúdos mais genéricos e utilize as técnicas de SEO. Depois, para nutri-los, enviar materiais mais ricos por meio de uma campanha de e-mail marketing pode ser o melhor caminho.

4. Inclua a automação de marketing em seu planejamento

A automação de marketing e processos não traz resultados por si só. Para fazer sentido e realmente trazer resultados significativos, você precisa incluí-la em sua estratégia de inbound marketing desde o início.

Para isso, você deve pensar em cada etapa do funil de vendas e como cada uma delas pode ser otimizada e beneficiada pelo uso de ferramentas de automação. Assim, você vai gerar leads mais qualificados, potencializando suas chances de vendas e de ter mais clientes fidelizados.

5. Mantenha a frequência das suas ações

Por fim, não adianta ter processos automatizados se você não tiver um planejamento e programar ações com uma boa frequência, que seja compatível com o interesse e hábitos do seu público.

Dessa forma, você precisa pensar a médio e a longo prazo. Portanto, o ideal é definir um cronograma de envio de e-mail marketing, de publicação de novos conteúdos e assim em diante.

Outra dica muito valiosa é não ter pressa, pois as estratégias de inbound marketing, mesmo quando é utilizada a automação de marketing, levam um certo tempo para fazerem efeito. Mas a espera vale a pena por conta da efetividade.

Portanto, ao seguir esses passos, você conseguirá otimizar inúmeros processos na sua empresa de forma mais eficaz, de acordo com o seu orçamento e necessidades atuais. Para não ter erro, não deixe de incluir essa estratégia em seu planejamento desde o começo.

E se você gostou do artigo e quiser saber mais sobre automação de marketing em empresas, aproveite para entrar em contato conosco. Temos soluções incríveis para o seu negócio!