O relacionamento com clientes tem se tornado uma parte estratégica no plano de negócios das empresas. Instituições que se comunicam bem com os clientes têm grandes chances de elevar os seus índices de retenção, prospecção e vendas.

Porém, não basta só se comunicar bem: é preciso escolher o canal adequado. Atualmente, as opções são variadas e você deve levar em consideração uma série de fatores antes de optar por um ou outro.

Foi por isso que produzimos este artigo. Você está pronto para conhecer o que está em alta quando o assunto é relacionamento com clientes? Então, continue lendo e descubra os 5 melhores canais de comunicação!

1. E-mail marketing: um método eficaz de relacionamento com clientes

O e-mail marketing é um dos canais mais lembrados quando pensamos em relacionamento com clientes. Afinal, ele ainda é muito eficaz: o e-mail marketing acelera a velocidade da compra e chega a ser 40 vezes mais eficiente no processo de conquistar novos clientes que as redes sociais.

Os dados são do estudo da McKinsey&Company. Ao se comunicar com os seus leads por meio do e-mail marketing lembre-se:

  • segmente a sua base antes do envio;
  • não encha a caixa de mensagens do cliente;
  • nunca compre uma lista de e-mails. Conquiste-a.

2. Chatbots: a inteligência artificial que facilita a comunicação

Grande aliado na retenção do e-commerce, o atendimento automatizado e realizado por inteligência artificial vem suprindo a demanda por uma comunicação instantânea, tão presente no nosso dia a dia.

Ajudar o prospecto no caminho que ele percorre até realizar uma compra é apenas uma das vantagens dos chatbots. No entanto, se você pensa em seguir por esse caminho, lembre-se de que uma boa programação é fundamental.

Grandes empresas como a Uber, a Sephora e a Pizza Hut têm feito uso desse tipo de canal de comunicação. Assim, elas conseguem tirar dúvidas, realizar pesquisas de satisfação, fazer reservas e, principalmente, não perder oportunidades de negócios.

3. Notificações push e a comunicação mobile

Janelas de notificações enviadas via web ou mobile, as notificações push são vinculadas a aplicativos e têm ganhado força — principalmente, graças à possibilidade de falar diretamente com o usuário sem o risco de que as mensagens caiam na caixa de spam.

Empresas usam essas notificações para informar sobre coisas úteis (transito, clima, agenda cultural) e também para divulgar promoções, promover produtos e converter leads — já que as taxas de clique chegam a superar em duas vezes as do e-mail.

4. O SMS continua em alta

As mensagens de texto (SMS) têm ganhado espaço no mercado, principalmente devido ao baixo custo de envio e à possibilidade de interação, ainda que limitada — é possível sugerir que os clientes enviem respostas simples, como “sim” ou “não”, por exemplo.

Outras funcionalidades de usar SMS como um canal de comunicação são confirmar pedidos, aulas, reuniões e consultas médicas, informar sobre o andamento de um pedido, entre outras coisas.

5. Aplicativos de bate-papo

Se aplicativos de bate-papo — como é o caso do Whatsapp — já são usados por 90% dos usuários brasileiros, as empresas não podem ficar de fora deles. Entretanto, não vale incomodar o seu lead e falar sem ser chamado. As regras do “marketing de permissão” devem valer aqui também: o usuário deve permitir o contato.

Nesse caso, é possível realizar vendas, fazer agenda, tirar dúvidas, além de nutrir o seu público com conteúdos publicados em um blog, por exemplo. As possibilidades são inesgotáveis.

Quando falamos em relacionamento com clientes, não podemos deixar de falar em automação. Imagine ter que responder a todos que entram em contato com você manualmente ou precisar descobrir qual tipo de abordagem usar quando alguém baixa um conteúdo do seu website?

A comunicação em todos os canais propostos aqui pode e deve ser automatizada. Não se esqueça disso ao adotar um canal de comunicação!

Gostou do nosso conteúdo? Que tal compartilhar as suas experiências e dúvidas sobre canais de comunicação e relacionamento com clientes? Ficaremos felizes em respondê-lo!

guia de otimizacao de campanhas sms marketing post