Hoje, fala-se muito sobre a integração das estratégias de marketing online e offline. Essa não é uma tarefa fácil, mas, de acordo com os novos hábitos dos consumidores, é fundamental!
Como você trabalha essa integração? Sua loja física está presente na internet? Você sabe manter uma comunicação integrada para diferentes públicos e canais?
No artigo de hoje vamos falar sobre a importância e os desafios da integração das estratégias de marketing.
Quais as diferenças entre ações online e ações offline?
As ações de marketing offline estão relacionadas à comunicação tradicional, envolvendo ações no ponto de venda e em mídias como: revista, jornal, rádio, folders, flyers, totens, malas diretas etc. São ações, normalmente, unilaterais, em que a empresa é a única que se comunica com os clientes.
No caso das ações de marketing digital, esse cenário muda. Agora é possível criar uma linha de diálogo bilateral, com uma comunicação mútua entre empresa e clientes, levando informação relevante nesses dois sentidos.
São ações que incluem: criação de sites, blogs, conteúdos ricos, redes sociais, envio de e-mail marketing etc.
Por que integrar estratégias de marketing e ações online e offline?
A integração se torna necessária devido à mudança nos hábitos de consumo dos novos consumidores.
Apesar de o marketing digital ser uma ferramenta fundamental para o crescimento e desenvolvimento das marcas, é preciso que o marketing tradicional (offline) se mantenha alinhado, para que os clientes consigam identificar a empresa nas mais diversas formas de se comunicar.
O desafio aqui, então, é fazer uma integração completa, sem que a comunicação online e offline sejam tão diferentes e divergentes.
Como fazer a integração das ações online e offline?
Para fazer a integração das estratégias de marketing online e offline é preciso ter alguns cuidados:
1. Cuidado com a linguagem
O primeiro cuidado fundamental é com a linguagem. É preciso que as mídias on e offline se comuniquem da mesma maneira com o seu público, facilitando o recebimento da mensagem por parte do ouvinte.
Um dos erros mais comuns na integração é não manter a identidade de comunicação da empresa nos diversos canais. O resultado disso? O usuário não consegue identificar a empresa nas diferentes formas de comunicação: causa estranhamento e diminui a lembrança na mente do consumidor.
2. Fique de olho na identidade da marca
A identidade da marca exige o mesmo cuidado que a linguagem. A identidade visual das peças on e offline precisa ser a mesma, estarem alinhadas e remeterem à sua empresa.
Por isso, garanta que a paleta de cores, logotipo e suas aplicações estejam feitas corretamente, para aumentar o share of mind e melhorar a penetração da sua marca nos meios de comunicação.
3. Integre os ambientes
Por último, mas não menos importante, faça a integração dos ambientes. Explore ações que cabem tanto nos ambientes físicos quanto virtuais, levando uma mensagem de forma mais concreta para o seu público.
O ideal seria criar ações que estimulam a comunicação nos dois universos, fazendo com que o usuário do offline caia na comunicação online, e o usuário online também se sinta atraído pelo mundo offline da empresa.
A integração das estratégias de marketing é fundamental para garantir o recebimento do seu conteúdo pelos diferentes públicos. O cuidado maior é em manter a sua comunicação concreta e condizente independente do canal em que será veiculada.
Gostou do nosso conteúdo e quer aprender mais? Acompanhe-nos nas redes sociais e receba direto na sua timeline as nossos novos conteúdos!