Dentre as estratégias de marketing mais utilizadas na atualidade, o e-mail marketing é uma das mais eficazes. No entanto, por não conhecerem o marketing de automação para promoção de seus conteúdos ou campanhas de divulgação, muitas empresas ainda realizam esse processo de forma manual.

Em vez da forma tradicional, que leva muito tempo e toma a atenção da equipe de marketing mais do que o necessário, o uso de ferramentas de automação potencializa os resultados e torna o processo mais ágil. Assim, sua equipe consegue se dedicar mais aos processos estratégicos e ao planejamento.

Explicaremos, a seguir, como o marketing de automação para promoção e campanhas é um grande parceiro das empresas e qual seu impacto nos resultados do marketing digital. Continue a leitura e confira!

Por que utilizar o marketing de automação para promoção?

O marketing de automação envolve o uso de ferramentas (softwares) que tenham capacidade de automatizar determinadas ações da empresa de forma organizada e efetiva. Isso significa que a equipe deixa de executar os processos de envio de e-mail marketing manualmente e passa a focar no planejamento das estratégias.

Com a utilização de uma ferramenta de automação alinhada a uma estratégia de marketing digital bem definida, é possível reduzir o tempo dedicado a ações repetidas e aumentar o foco nos processos estratégicos. Consequentemente, os e-mails tornam-se mais eficientes.

Além disso, ao contar com processos automatizados, o negócio evita problemas como o não envio de materiais por esquecimento ou sobrecarga de trabalho. Assim, é possível ganhar escalabilidade e controle dos processos de marketing.

Quais as vantagens da automação?

Agora que você já entendeu por que utilizar o marketing de automação para promoção pode ser interessante em uma empresa, é importante conhecer melhor as vantagens e os benefícios que ele oferece. Abaixo, explicamos alguns dos pontos que mais se destacam. Confira!

Nutrição de leads com qualidade

Como já falamos, o processo de nutrição de leads, quando conduzido de forma manual, está sujeito a erros e esquecimentos, pois depende de ações humanas. Ao adotar estratégias de automação de marketing para essa tarefa, o processo passa a ser automatizado e realizado por softwares, reduzindo as chances desse tipo de situação acontecer.

Além de ganhar confiabilidade, você passa a ter um prazo de resposta menor, estando disponível para seu lead a qualquer momento. Isso porque a automação realizará o envio sem a intervenção de um operador humano.

Condução eficiente de leads no funil de vendas

Também é possível destacar que, com a nutrição de qualidade, o processo de condução dos leads no funil de vendas e ao longo da jornada de compra passa a ser mais eficiente, oferecendo melhores resultados.

Como os disparos de e-mail são condicionados aos comportamentos específicos dos tipos de lead, você consegue enviar os materiais mais adequados a cada etapa do funil de forma automática. Isso aumenta a velocidade de evolução de tais pessoas e potencializa as chances de vendas.

Personalização de mensagens

Outra vantagem do marketing de automação é a possibilidade de personalizar as mensagens enviadas de acordo com cada lead, perfil ou regra criada pela equipe de vendas. Como as ferramentas de automação permitem uma grande variedade de personalizações e variáveis, suas mensagens podem ser mais humanizadas e direcionadas. Você pode: 

  • chamar o lead pelo nome;
  • relembrar seu momento de conversão;
  • convidá-lo para um item específico de interesse, dentre outros elementos de personalização.

Aumento do retorno do investimento

Com a diminuição do tempo gasto pela equipe de marketing no disparo e na resposta dos e-mails, você diminui o custo de cada ação. Dessa forma, a taxa de retorno do investimento aumenta.

Por atender ao lead de forma personalizada e rápida, a automação também contribui para o crescimento dos índices de conversão em venda. Isso torna o investimento na ferramenta de marketing uma ótima possibilidade para o negócio, que ganha escalabilidade e reduz custos.

Diminuição do Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

Outro benefício interessante do marketing de automação para promoção é a diminuição do Custo de Aquisição de Clientes (CAC). O gasto efetivo para nutrir, educar e acompanhar o lead desde sua entrada no funil de vendas até sua conversão passa a ser menor, aumentando, também, os lucros da empresa.

Como adotar essa estratégia nas campanhas?

Para tornar a tomada de decisão pelo uso de uma ferramenta de automação de marketing mais simples e informada, explicaremos alguns de seus usos dentro do marketing. Veja, abaixo, os principais.

Programação de postagens

Por meio da automação de marketing, é possível programar e agendar postagens de forma antecipada. Isso possibilita aumentar os resultados obtidos por meio das redes sociais, diminuir o tempo gasto com publicações e tornar o processo mais seguro e escalável.

E-mail marketing segmentado

Também é possível segmentar os disparos de e-mail marketing de acordo com a estratégia de marketing digital. Para tanto, as mensagens são divididas considerando o momento de compra do cliente, seu estágio dentro do funil de vendas, seus interesses anteriores e os materiais baixados, dentre outras variáveis.

Integração com o Customer Relationship Management (CRM) de vendas

As ferramentas de automação oferecem, ainda, integração com CRMs de vendas, desenvolvendo a comunicação entre os processos de marketing e vendas. Com isso, as duas equipes podem atuar de forma mais alinhada e ágil, aumentando o índice de conversão, diminuindo os ruídos de comunicação e potencializando os resultados da empresa.

Como você pôde ver, o uso do marketing de automação para promoção e campanhas é muito eficiente e traz grandes benefícios para uma companhia. Além dos pontos abordados, vale destacar que a automação, quando configurada de forma correta e eficiente, permite diminuir os custos de operação, aumentando os lucros das vendas.

Também é importante reforçar que toda automação de marketing só apresenta bons resultados caso esteja integrada a uma estratégia desenvolvida de forma planejada e inteligente. Por isso, para obter o retorno desejado, a recomendação é compreender a persona que você deseja atender e seus momentos de compra dentro da jornada.

E então? O que achou de conhecer mais sobre as vantagens do marketing de automação para promoção e campanhas? Para não perder nenhum de nossos conteúdos, assine nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!