Todo profissional competente busca crescimento e motivação. Trabalhar em uma empresa que oferece um plano de carreira em TI contribui para atingir esses objetivos. Um bom plano de carreira oferece aos funcionários a possibilidade de promoção e aumento da remuneração.

Nem toda empresa possui um plano de carreira em TI. Se você quer saber o que observar para ter certeza que uma empresa aposta em você, siga as dicas:

1. Avalie o organograma da organização

O organograma empresarial mostra toda a estrutura hierárquica da organização, evidenciando todos os cargos existentes. Ao analisá-lo ficará mais claro se há outra posição na área de TI que você possa ocupar. A partir disso, desenhar o caminho de crescimento que você busca na empresa será muito mais fácil.

Além do organograma, a descrição de cargos e salários é outra ferramenta que pode ajudar você, pois esse documento sintetiza as funções e a remuneração de cada cargo.

2. Saiba se a empresa investe na sua formação

A evolução profissional geralmente passa por processos formais de aquisição de conhecimento. Isso quer dizer que, se você busca ascensão profissional, terá que melhorar seu currículo com cursos.

Uma empresa que ajuda nesse processo de aperfeiçoamento, investindo na formação de seus funcionários, provavelmente oferece oportunidades para que esses profissionais também cresçam dentro da organização.

3. Converse sobre essas questões com o entrevistador ou gestor

É necessário que o funcionário se aproprie da própria carreira e seja capaz de discuti-la junto à organização, pois isso é essencial na determinação de passos coerentes. Para isso, além de investigar os aspectos citados, é importante ter uma conversa franca com pessoas que possam garantir a existência do plano de carreira em TI.

No caso de estar em um processo seletivo é recomendado conversar com o entrevistador para saber se há um alinhamento entre as informações levantadas por você e a realidade da empresa. Não é necessário mencionar questões salariais nesse momento e o mais aconselhado é falar sobre critérios de reconhecimento e ascensão.

Se você já está na organização isso pode ser feito por meio de uma conversa franca com seu gestor. Exponha seus objetivos e pergunte o que você precisa fazer para alcançá-los.

4. Entenda mais sobre marketing pessoal

Em muitas empresas o crescimento profissional se dá por meio de indicações, seja dos gestores ou de toda a equipe. Portanto, é importante apresentar qualidades que o façam se destacar dos demais. O marketing pessoal ajuda nessa tarefa, pois faz com que essas qualidades sejam conhecidas e apreciadas pelos demais.

Dentre as características que compõem um bom marketing pessoal estão: liderança, integridade, empatia, maturidade e espírito de equipe.

Ao saber se a empresa de fato investe em um plano de carreira em TI, é preciso certificar-se que ele esteja de acordo com o plano de carreira que você almeja para sua vida. Mas lembre-se que um plano de carreira não é algo sólido e imutável, mas que pode ser reconstruído de acordo com seus objetivos.

Gostou do post? Deixe sua opinião, dúvidas e dicas nos comentários!