Para uma empresa crescer com sucesso no mercado atual, ela precisa vencer um novo desafio: a integração de estratégias e processos de marketing.

Para um profissional de TI, essa é uma grande oportunidade de trazer o seu valor técnico para incrementar o setor de vendas. Veja como integrar canais de marketing pode otimizar a operação e conquistar novos clientes.

A importância de integrar canais de marketing

Esse novo desafio de marketing que as empresas enfrentam está diretamente ligado às novas formas de interação com o público, além de gerenciamento e análise de resultados.

Para que um negócio prospere atualmente, é preciso campanhas efetivas online e offline que se complementem, por meio de canais de interação como SMS, e-mail, telefone, aplicativos e, claro, o contato direto com um vendedor.

O maior problema da falta de interação dessas pontas é a dificuldade que empresas pouco preparadas têm em analisar com precisão dados dispersos e traçar metas sem um escopo global definido.

A integração no marketing e vendas torna o controle da empresa mais ajustado, otimizado e fornece gráficos de performance muito mais úteis para a criação de estratégias de mercado.

A melhor forma de integração

A solução para integrar esses canais e criar praticidade no gerenciamento de vendas não está no setor de marketing, mas sim no TI.

As plataformas de integração são as melhores ferramentas para automatizar esse processo e garantir que todos os dados de operação de canais online e offline estejam disponíveis em um único ambiente.

Assim, o acompanhamento e a análise de resultados dão à diretoria uma central de marketing, em que ficam claros os pontos fortes e fracos das campanhas publicitárias, as melhores formas de abordar o público e como otimizar seu investimento em relacionamento.

Como funcionam as plataformas de integração de canais de marketing

Vamos usar o exemplo da plataforma PitchWink para que você entenda melhor como funciona essa integração:

Conectando canais de marketing

Plataformas permitem que o profissional de TI inclua todos os meios de comunicação, como SMS, e-mail e voz em um sistema unificado, de onde é possível enviar mensagens e campanhas de forma automatizada.

Gerenciando contatos e campanhas

Com um gerenciamento único de contatos, é possível segmentar campanhas de marketing de acordo com público-alvo e meios de divulgação. Assim, fica mais fácil gerir o investimento publicitário em ações pontuais.

Colaborando com segurança

Plataformas de integração de canais de marketing funcionam geralmente como SaaS, garantindo uma colaboração fácil entre diretores e funcionários, sincronização de dados e relatórios, além de fornecer mais segurança para informações sensíveis da empresa.

Analisando dados

Falando em informação, esse é o maior ativo de um negócio que aposta em suas campanhas de marketing. Quando todos seus canais de venda estão unificados em uma plataforma, os relatórios se tornam mais ricos por abranger todo o escopo da operação de uma empresa.

Ter uma visão geral dos esforços do setor de marketing permite a todas as outras áreas criarem novas ferramentas e processos para investir nas campanhas que dão certo e abandonar aquelas que não têm grandes resultados.

Analisar e gerir os canais de marketing com eficiência pode definir o sucesso de um negócio e esse trabalho não é apenas do setor publicitário. Se você é um profissional de TI e quer crescer junto com a sua empresa, é hora de encontrar a melhor forma para implementar essa integração.

Você já começou aí onde trabalha? Ficou com alguma dúvida sobre plataformas que integram canais de marketing? Então deixe seu comentário aqui embaixo!