Investir na fidelização de consumidores de uma marca é uma estratégia significativamente mais barata do que apostar em ações para conquistar novos compradores. No entanto, muitos empreendedores não sabem como encantar os clientes em plena era das tecnologias digitais.

Para vencer esse desafio, é importante saber se relacionar com o público, entendendo o papel que um atendimento de qualidade tem em todo o processo. Além disso, faz-se necessário alinhar os princípios da empresa com a tecnologia e a inovação.

Neste conteúdo, mostraremos como encantar os clientes por meio de conceitos e ferramentas modernas, garantindo a fidelização à sua marca. Quer saber mais? Então continue a leitura do artigo para conferir!

O que é experiência do cliente?

Antes de partirmos para as estratégias de fidelização com uso de tecnologia, é relevante entender o que é experiência do cliente e por que ela é tão importante.

Pois bem, em um panorama amplo, muitas vezes, a equipe de vendas tem dificuldades para proporcionar uma experiência inovadora aos consumidores. De um lado, há quem acredite que a experiência do cliente esteja associada ao produto; de outro, existe quem pensa ser ao atendimento.

Enquanto não se chega a um consenso, o consumidor continua recebendo mesmice. Não por acaso, ao longo do tempo, ele perde o interesse na marca e acaba migrando para outros fornecedores de produtos ou serviços que ofereçam novas oportunidades e experiências únicas.

Isso acontece porque, atualmente, as empresas competitivas e com perspectiva de futuro entendem que os clientes situados na era digital valorizam a experiência de compra e o relacionamento com a marca de uma forma especial.

Tudo o que seu negócio precisa fazer para proporcionar uma experiência singular e incrível é entender a mentalidade do público-alvo e considerar alguns questionamentos, como:

  • o que os consumidores esperam da empresa?

  • O que os concorrentes têm a oferecer?

  • Quais são as motivações que levam os clientes a comprar com sua marca?

  • De que forma seu produto ou serviço se enquadra na vida do cliente?

  • Existem alternativas ao seu produto? Quais são?

  • Sua empresa tem diferenciais competitivos a oferecer?

  • Por que as empresas (clientes) deveriam fechar negócios com você?

Tendo isso em mente, basta agregar valor ao que o empreendimento comercializa por meio de ações estratégicas de marketing, focando sempre na experiência e no relacionamento com o cliente.

Qual é a importância da área de atendimento nesse contexto?

Como encantar os clientes sem priorizar o setor de atendimento, não é verdade? Afinal, uma experiência positiva está diretamente ligada à forma como o negócio se comunica e desenvolve a relação com os consumidores.

Os produtos ou serviços podem até ser mais baratos do que da concorrência, porém, se o atendimento deixa a desejar, suas oportunidades de fidelização podem ser desperdiçadas.

Um atendimento humanizado e que se aproxima das dores do consumidor não deve estar restrito somente às empresas de pequeno porte, por conta do fato de terem poucas vendas.

Dado esse contexto, a grande questão é manter a alta qualidade do atendimento ao cliente juntamente com o aumento das vendas. Afinal, o negócio precisa estar preparado para o crescimento, concorda?

Por isso, o uso de tecnologia e de inovação para encantar a clientela é uma das estratégias mais promissoras dos tempos atuais. Organizações dos mais variados portes e segmentos têm investido em recursos e ferramentas modernas para fidelização. E é sobre isso que falaremos no próximo tópico.

Como encantar os clientes com tecnologia e inovação?

Big Data

No âmbito digital, é comum as organizações modernas investirem em adquirir uma grande quantidade de dados de seus leads, com o objetivo de entender o comportamento de cada cliente e promover otimizações nas estratégias de marketing e de relacionamento.

Big Data é o processo de adquirir um grande volume de dados, que antes pareciam irrelevantes, e analisá-los com agilidade. Dito isso, o Business Intelligence tem um papel fundamental e um tanto semelhante, pois utiliza as informações em favor das metas estratégicas da empresa.

Por isso, quando falamos sobre como encantar os clientes, é corretor afirmar que a tecnologia Big Data tem uma atuação crucial nesse processo, pois proporciona não apenas informações, mas também atribui relevância a elas.

Soluções de CRM

Customer Relationship Management, ou CRM, como é mais conhecido, é um sistema de gestão de relacionamento com o consumidor. Dentre suas vantagens está a viabilização de uma relação mais próxima com seus clientes.

Essa ferramenta permite que o perfil do consumidor seja mapeado de uma forma inteligente, promovendo estratégias certeiras de marketing, que podem ser aplicadas por meio de soluções proporcionais às necessidades dele.

Considere, por exemplo, um indivíduo que comprou uma camisa social para comparecer a um evento. É muito provável que ele também precise de acessórios para complementar o seu visual, como gravata, sapatos e calça. Ou seja, a inteligência de um CRM permite que as campanhas sejam mais eficientes, além de gerarem mais interação e aumentarem a taxa de conversão.

Mobile marketing

A quantidade de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, cresce anualmente por conta da popularização do acesso a esses aparelhos e da massificação do uso da internet. O que tem permitido que pessoas do mundo inteiro se conectem e mantenham uma comunicação constante.

Muitas empresas passaram a investir em formas para se aproximar de seus clientes por meio dessa tecnologia, seja para aumentar a relevância de sua marca no mercado, seja para otimizar o número de vendas.

Sendo assim, o mobile marketing abrange uma série de ações de marketing que visam aproveitar as funcionalidades e os principais aspectos dos dispositivos móveis, para se relacionar, interagir e influenciar os clientes potenciais da companhia.

Investir em mobile marketing pode ser a resposta que você estava procurando para encantar os clientes com o uso de tecnologia, considerando que:

  • o número de compra via mobile está em ascensão;

  • o mobile marketing permite que os anúncios sejam segmentados de acordo com a localização dos usuários;

  • a utilização de apps é cada vez mais popular;

  • a tecnologia mobile permite comunicação e interação mais ágeis com o público.

Neste conteúdo, você pôde entender como encantar os clientes com tecnologia é uma forma de manter a empresa atualizada e competitiva, de acordo com as novas tendências de mercado e o comportamento dos consumidores na era digital.

Agora que você já sabe como encantar os clientes com tecnologia e inovação, confira também como a tecnologia mobile influencia o contato entre marca e público!