A maneira como clientes e negócios se relacionam mudou muito nos últimos anos, principalmente por causa dos avanços tecnológicos trazidos pelos smartphones. Por esse motivo, mudou também a forma de se fazer marketing e se comunicar com o cliente, que prefere receber informações de maneira prática e simples.

É aqui que o marketing por SMS ganha espaço: seus altos índices de alcance e leitura — superiores aos de mídias físicas tradicionais — fazem dele um recurso fundamental para quem quer causar impactos positivos a baixíssimo custo.

Ainda não se convenceu? Entenda porque ele pode ser a solução dos seus problemas e aprenda de vez como utilizá-lo no seu empreendimento!

O marketing por SMS

O SMS (da sigla em inglês Short Message Service), quando unido ao marketing, torna-se “SMS Marketing” e ganha significado próprio: trata do envio de mensagens de texto por telefones celulares, para promover empresas — com seus produtos e serviços — e estreitar seu relacionamento com o público.

Por ter custo bastante inferior a outras ferramentas de marketing, ele é muito utilizado por empresas de todos os tipos. Por exemplo, metade das agências de marketing europeias já adotaram o serviço e em suas estratégias, conforme dados da Federação Europeia de Marketing Direto.

Como fazer SMS marketing com eficiência

1. Evite spam

Há quem pense que todo SMS marketing é abusivo. Isso só ocorre quando o cliente recebe mensagens excessivas e aborrecedoras, que se afastam do seu objetivo inicial: ser um instrumento de comunicação com seus clientes.

Portanto, evite o spam a todo custo: prefira trabalhar com os usuários que buscam e autorizam o serviço, conquistando seu público com ofertas atrativas e conteúdo que possa ser útil a ele.

2. Personalize mensagens

Textos com pegadas mais intimistas — que tragam o nome do usuário e com ofertas voltadas para o perfil do usuário que recebe o SMS — podem fazer toda a diferença entre incomodar e realmente interessar o público.

Personalize mensagens: torpedos enviados em massa não fazem com que o sujeito se identifique com seu conteúdo e têm muito mais chances de não gerar retorno.

3. Não cometa gafes ortográficas

Escrever corretamente é fundamental para uma boa comunicação. Erros ortográficos passam a ideia de que a empresa não domina o português correto e que, por isso, não é confiável em seu segmento. Isso impacta negativamente sua reputação e imagem.

Se uma marca decide se comunicar por texto, o mínimo que se espera é que escreva corretamente. Aposte na revisão e envie somente mensagens impecáveis.

4. Utilize a automação a seu favor

A tecnologia facilita processos e os deixa mais seguros: aproveite isso também no SMS marketing. Utilize plataformas que permitam automatizar os processos envolvidos na comunicação, para evitar falhas e aumentar seu alcance.

5. Ofereça conteúdo útil e pregue a liberdade

Sair atirando para todos os lados, além de desagradável, é ineficaz: o seu conteúdo deve ser pensado para cada perfil de usuário e tem que ser interessante o suficiente para abocanhar sua atenção em uma plataforma tão volátil quanto a mobile.

Não esqueça, também, de deixar claro para seu cliente que ele pode cancelar o recebimento de mensagens a qualquer momento e que também pode escolher o conteúdo que quer receber. Isso abre mais ainda os canais de comunicação entre vocês.

E então, entendeu como o marketing por SMS pode alavancar vendas e trazer mais desenvolvimento para as empresas? Compartilhe este texto em suas redes sociais e permita que outras pessoas também conheçam seus benefícios!

guia de otimizacao de campanhas sms marketing post