As redes sociais são ferramentas excelentes para a divulgação de produtos e serviços, especialmente dentro de uma estratégia de marketing digital. No entanto, para que esse processo seja realizado de forma eficiente, é necessário desenvolver um bom workflow para mídias sociais.

Como o uso dessas ferramentas é cada vez maior entre o público, devido à expansão do acesso aos smartphones e à internet, usá-las dentro da estratégia digital é fundamental para obtenção de bons resultados para a empresa.

Explicamos agora de que modo é possível implementar e desenvolver um workflow para mídias sociais e como garantir o monitoramento eficiente para sua empresa. Continue a leitura deste artigo e potencialize sua estratégia digital!

Qual a importância do workflow para obtenção de resultados?

Como é possível imaginar, desenvolver um fluxo de trabalho para as mídias sociais é um processo importante e que apresenta grande impacto nos resultados. Como as mídias sociais estão cada vez mais presentes no dia a dia dos clientes, essa é uma das melhores formas de atingir seu público e aumentar as vendas.

Esse é um processo que leva tempo e que exige planejamento e recursos, o que torna a execução ao longo prazo uma tarefa delicada e que depende da realização correta das tarefas de criação, edição, agendamento, gerenciamento e postagem de conteúdos, além da interação com os clientes por meio das plataformas digitais.

Por isso, a criação e desenvolvimento do workflow para mídias sociais torna o trabalho de comunicação e marketing mais eficiente e direto e, também, cria previsibilidade para o direcionamento do trabalho da equipe.

Além disso, é importante destacar que o fluxo permite integrar os esforços das equipes de marketing e vendas, melhorando o alinhamento de seus objetivos e possibilitando uma interação de forma direcionada com a persona.

Qual é o passo a passo para criação do workflow para mídias sociais?

Agora que você já entendeu melhor a importância do workflow para mídias sociais e seu impacto na estratégia digital, é interessante também compreender o que precisa ser feito para a criação e desenvolvimento do fluxo de trabalho. A seguir, explicamos passo a passo como implementar, organizar e acompanhar o workflow na sua empresa. Confira!

Planejamento estratégico do workflow

O planejamento estratégico é o primeiro passo para a implementação de um fluxo de trabalho para mídias sociais eficiente e que traga bons resultados. Isso significa que sua empresa deve desenvolver uma estratégia sólida de mídias sociais, com metas, táticas e objetivos, visando definir os caminhos a serem adotados por sua equipe.

Para garantir a eficácia dos esforços de marketing digital direcionados às mídias sociais, é necessário pensar a longo prazo e analisar quais são os objetivos que sua empresa deseja conquistar e quais os processos necessários para atingi-los.

É importante que esse planejamento estratégico seja desenvolvido de forma cuidadosa, detalhando quais serão os elementos (tipos de postagens, materiais, artes, quais redes sociais serão utilizadas, quais horários e datas receberão maior atenção) e qual será o direcionamento do conteúdo.

Como o planejamento é o guia do material a ser desenvolvido e também a base para os passos seguintes, recomendamos que ele seja feito de forma conjunta pela equipe de marketing e que seja detalhado todos os elementos que serão executados dentro do tempo planejado que, em geral, é de um ano, podendo variar de acordo com os objetivos da empresa.

Criação e programação de conteúdo em lote

O próximo passo do desenvolvimento do workflow para mídias sociais está em criar e programar os conteúdos em lote, ou seja, em quantidade e de forma a atender o planejamento de um espaço de tempo mais longo.

Com isso, é possível determinar qual será o fluxo de trabalho para cada um dos tipos de conteúdo, permitindo organizar seu desenvolvimento de acordo com a demanda e os objetivos do planejamento de marketing. Listamos algumas ideias para conteúdos em lote. Veja abaixo.

Imagens

As imagens são parte importante do marketing digital e, inclusive, são elementos de grande impacto dentro da programação de conteúdo em lote. É interessante desenvolver todas as artes comemorativas (natal, ano novo, dia dos namorados, páscoa) de uma só vez, deixando-as programadas para o ano todo.

Vídeos

Os vídeos são ferramentas poderosas no marketing digital e apresentam resultados incríveis dentro da estratégia de conteúdo. Para isso, é interessante programar uma série de vídeos que poderão ser gravados no mesmo dia, desde que alterados os figurinos, em caso de atores ou apresentadores.

Programação do conteúdo

Após o desenvolvimento dos conteúdos em lote, de acordo com o workflow para mídias sociais e o planejamento desenvolvido, o próximo passo é programar o conteúdo que será postado em cada rede social, nas datas e horários mais pertinentes para cada tipo de material.

Organização do monitoramento e análise de resultados

Também é importante que o fluxo de trabalho seja monitorado, de acordo com as métricas e objetivos definidos no planejamento, de forma a acompanhar o desenvolvimento das atividades e, inclusive, identificar os pontos fortes e aqueles que exigem melhorias.

Para que o monitoramento seja eficiente, é necessário que as métricas a serem acompanhadas sejam claras e objetivas, sendo recomendado que elas estejam expressas no planejamento do trabalho e personalizadas para cada um dos tipos de conteúdos e mídias sociais.

Além disso, a análise dos dados do fluxo deve ser realizada levando em consideração as métricas de desempenho, os objetivos da empresa e o desempenho dos concorrentes no mesmo período, visando entender mais amplamente o mercado.

Quais os benefícios de utilizar uma plataforma para unificar os processos?

Por último, para que seja possível desenvolver o fluxo de trabalho de forma facilitada e mais eficiente, é interessante contar com uma plataforma de automação de marketing digital, que permite cadastrar, direcionar, planejar, agendar e analisar os materiais desenvolvidos dentro da estratégia digital de forma unificada e facilitada.

Contar com uma plataforma de automação que permita integrar os elementos citados anteriormente tem impacto direto nos resultados de sua empresa, já que ela potencializa o sucesso da execução de tarefas.

Esse impacto decorre da redução de retrabalhos, da facilidade de obtenção de relatórios personalizados de acordo com as métricas importantes para o negócio e, também, da diminuição de custos que todos esses fatores acarretam na organização.

Como é possível perceber, o workflow para as mídias sociais é uma forma eficiente de realizar o trabalho de marketing digital e aumentar os resultados da empresa, reduzindo os problemas de execução e tornando o trabalho da equipe de marketing mais eficiente e direcionado.

O que você achou de entender como criar workflow para mídias sociais? Se você gostou ou precisa de ajuda para potencializar os resultados do seu negócio, fale conosco!