Mesmo que discretamente, a estratégia de produção de conteúdo com áudio está retornando às paradas de sucesso dos blogs e sites corporativos. Uma campanha de marketing com voz proporciona agora uma sonoridade bem mais íntima e inclusiva do que antes, quando ferramentas de automação robótica apenas narravam o conteúdo a fim de tornar o consumo dos posts acessível. 

Pensando nesse assunto, escrevemos este artigo para mostrar alguns motivos para aderir a essa estratégia e os benefícios que ela traz para a sua campanha de marketing. Ficou curioso? Confira logo abaixo!

Como funciona a campanha de marketing com voz?

A missão das campanhas de marketing digital é garantir que a empresa esteja em destaque em um verdadeiro caldeirão de corporações. Por meio de estratégias distintas e com objetivos específicos, essas campanhas promovem um encontro entre marca e público-alvo nas redes digitais a fim de gerar vendas. 

No caso das campanhas de marketing com voz, a estratégia é proporcionar ao internauta a condição de consumir um conteúdo de áudio que lhe ofereça a mesma experiência que uma leitura de um blog post, por exemplo. 

Com essa possibilidade, alguns desafios encontrados na estratégia de texto acabam sendo solucionados. Você vai saber mais sobre alguns no decorrer dos próximos tópicos. 

Por que aderir a essa estratégia?

Como citamos anteriormente, incluir conteúdo de áudio em suas campanhas de marketing faz parte de uma estratégia, e como em toda boa estratégia, há um objetivo pontual: tornar o consumo acessível e compreensível. 

Confira abaixo 5 motivos pelos quais a sua campanha precisa aderir à inclusão de voz em sua produção de conteúdo.

Otimiza o conteúdo

Pense em poder tornar seu texto de marketing muito melhor para o público a quem ele é destinado. Melhorias no sentido de compreensão, facilidade e até mesmo de ranqueamento nas plataformas de busca. Por meio da estratégia de voz, você pode otimizar seus conteúdos, deixando-os mais práticos e funcionais ao leitor.

Torna o consumo acessível

Com a estratégia de voz, seu material se torna acessível para mais pessoas e em momentos diversificados, independentemente de onde estejam. Basta um fone de ouvido e uma dose de atenção para que a sua mensagem chegue até o seu alvo. 

Facilita a compreensão

Mais do que otimizar a acessibilidade, a estratégia de marketing de voz facilita a compreensão do internauta, isso porque a audição demanda menos esforço de atenção em relação à leitura, o que garante mais conforto, prazer e disposição em consumir o conteúdo.

Aumenta o potencial de geração de leads

Com a disponibilidade de um conteúdo em áudio, você poderá exigir pelo menos o e-mail do seu lead, aproximando a relação entre ele e o seu negócio e garantindo a nutrição do seu mailing de contatos. Logo, com estratégias de e-mail marketing, você conseguirá aumentar as chances de realizar a venda do seu produto ou serviço ao usuário.

Qualifica a interação com o leitor 

Por meio do consumo de conteúdo em voz, a interação com seu leitor se torna mais humanizada e afetuosa. Ouvir a sua voz proporcionará confiança e intimidade ao público, e isso pode potencializar a chance de uma evolução no trajeto de aquisição do cliente. 

Quais são as vantagens de uma estratégia de áudio?

Ao adicionar a funcionalidade de áudio ao site ou blog, várias vantagens são oferecidas tanto ao produtor do conteúdo quanto ao consumidor. A ferramenta inclusiva tornará a experiência do internauta bem mais agradável e propensa ao negócio. 

Para você compreender melhor, confira algumas dessas vantagens logo abaixo.

Praticidade para o usuário

Imagine estar lavando louça e ao mesmo tempo precisar pesquisar sobre como alavancar as métricas de leads da sua campanha de marketing. Rapidamente você encontra um conteúdo útil e ele disponibiliza um player para reprodução em formato de voz. 

A conveniência em consumir esse material aumenta e ele passará a ser a sua fonte de pesquisa. É exatamente isso que acontece quando você proporciona uma reprodução de áudio de seu conteúdo. Ela facilita a vida do visitante, que consome mesmo em meio a qualquer outra atividade. 

Humanização do conteúdo

Em suma, o efeito de humanizar o conteúdo é torná-lo mais sociável a um maior número de receptores. Sua mensagem alcançará pessoas em diversas situações — emocionais, intelectuais e geográficas. Ao utilizar a estratégia de áudio, você transmite, de forma compreensível, aquilo que deseja levar ao seu público. 

Melhorias no engajamento 

Sempre que um visitante fica satisfeito com o que encontra no seu site, de maneira mais otimizada e prática em relação ao blog do seu concorrente, o engajamento dele à sua marca é potencializado. Você o ajudou, o ensinou algo, lhe deu comodidade ao consumir seu conteúdo — isso tudo o trará de volta e cada dia mais perto de fechar negócio com a sua equipe de vendas.

Quais são os tipos de formatos?

Para uma promoção de estratégia de voz em sua campanha de marketing, há três formas possíveis. Confira abaixo cada uma e como elas afetam o consumidor.

Post narrado

Muito comum entre os blogs, os posts narrados oferecem a facilidade de ouvir o conteúdo de texto publicado. Geralmente, ele está posicionado acima do corpo do conteúdo, logo abaixo do subtítulo, oferecendo ao usuário a possibilidade de ouvir todo o material, em vez de lê-lo. 

Podcast

Um podcast é semelhante a um cardápio, no qual o internauta acessa a plataforma e encontra à disposição vários conteúdos produzidos sob demanda a respeito de diversos assuntos. O cuidado com o que é oferecido precisa ser redobrado, já que o consumidor pode acabar tendo que lidar com diversas plataformas. 

A atenção com a qualidade do conteúdo e da edição — além de empatia ao transmiti-lo — é fundamental para o sucesso da compreensão do internauta. 

Audiobooks

Semelhantes ao post narrado, os audiobooks oferecem conteúdo mais extenso e consistente. Geralmente, ele engloba a produção auditiva de e-books ou livros digitais, garantindo a possibilidade de consumo por meio de narrações humanizadas. 

Conseguiu perceber como a integração de áudio ao seu conteúdo escrito é uma decisão inteligente, já que a estratégia de campanha de marketing com voz também tem por objetivo a expansão do potencial de geração de leads do site? Provedores como a PitchWink podem auxiliá-lo nessa missão. 

Ficou com alguma dúvida quanto à funcionalidade dessa ferramenta? Que tal falar com um de nossos atendentes especializados? Basta clicar aqui!