A necessidade de manter uma comunicação contínua com os clientes é uma realidade para muitas empresas. É por esse motivo que a automação de e-mail marketing está se tornando cada vez mais importante para construir relacionamentos próximos com o público-alvo.

O envio de e-mails é uma estratégia de marketing digital muito comum entre as empresas há alguns anos. Contudo, a oportunidade de automatizar esse envio está facilitando todo o processo e auxiliando na obtenção de resultados expressivos na fidelização dos consumidores.

Quer saber como você pode melhorar seus resultados apostando nessa tecnologia? Continue a leitura e implemente essa ferramenta em seus negócios! 

O que é automação de e-mail marketing?

Assim como a fabricação de máquinas, carros, equipamentos e objetos que são produzidos em larga escala, a grande quantidade de correios eletrônicos enviados pelas empresas possibilitou a automação desse processo. Dessa forma, o trabalho dos profissionais de marketing passou a ser mais organizado, rápido e com maiores chances de resultados positivos.

A automação de e-mail marketing nada mais é do que o uso de ferramentas automatizadas para criação, envio e acompanhamento dos resultados das mensagens disparadas para os usuários cadastrados no banco de dados de uma empresa.

Os principais objetivos dessa estratégia são a nutrição e a qualificação dos leads para os próximos estágios do funil de vendas. Isso é realizado por meio de envios de e-mails cautelosamente preparados com conteúdos relevantes para determinadas personas em cada etapa do processo.

Como implementar essa ferramenta no seu negócio?

Muitas empresas acabam confundindo uma plataforma que dispara e-mails com uma ferramenta de automação, porém, são duas ferramentas diferentes com funcionalidades distintas.

Enquanto um disparador de e-mails é utilizado apenas para a disseminação de campanhas, a automação auxilia no engajamento, identifica os usuários que estão prestes a realizar uma compra e gera métricas para a observação dos resultados.

Para conseguir implementar essa ferramenta em sua empresa, é preciso definir os seus objetivos e identificar qual é a melhor plataforma para realizar esse serviço. Portanto, antes de escolher, saiba delimitar quais são os recursos necessários para realizar as ações desejadas pela sua empresa com o e-mail marketing.

Quais são as vantagens de implementar a automação de e-mail marketing?

Os consumidores atuais estão cada vez mais conectados e prezam um relacionamento próximo das marcas. Portanto, esses compradores exigem um comportamento das empresas que apenas uma ferramenta de automação de e-mail marketing é capaz de fornecer.

Essas plataformas são capazes de enviar conteúdos ricos em informações necessárias para o cliente ideal, no momento em que ele está mais propício a realizar uma ação ou compra em seu estabelecimento.

Abaixo, fizemos uma lista com os principais benefícios de uma empresa que opta por utilizar uma ferramenta de automação de e-mail marketing. Confira:

Mensagens personalizadas

Os usuários gostam de sentir que são especiais para uma empresa, portanto, quanto mais pessoais e ricos forem os conteúdos, maiores serão as chances de que eles avancem nos estágios do funil. 

Nutrição de leads

A automação de e-mail marketing permite que seja criado um caminho de correios eletrônicos, elaborados especialmente para que cada usuário possa avançar nos estágios do funil até a conversão em um cliente fidelizado.

Gerenciamento de contatos

Ao utilizar ferramentas de automação para o envio de e-mail marketing, as empresas conseguem administrar as suas bases de dados conforme os níveis de cada usuário no funil de vendas. Dessa forma, fica mais fácil preparar os conteúdos que vão ser enviados para cada grupos de endereços, garantindo a efetividade de uma campanha e gerando os resultados esperados.

Facilidade para automatizar outros processos

Além do e-mail, ao aderir a alguma plataforma de automação as empresas têm a oportunidade de acelerar processos e encaminhar clientes para estratégias de pós-venda. Com isso, é possível integrar os sistemas e fazer com que a marca elabore uma comunicação integrada e multicanal, algo que é cada vez mais valorizado pelos consumidores nos dias de hoje!

Mensuração dos resultados

Avaliar o retorno obtido em cada passo da sua estratégia de marketing digital é essencial para descobrir o que precisa ser aprimorado na busca por melhores resultados. Portanto, ao utilizar uma ferramenta de automação, é possível descobrir a taxa de abertura, a quantidade de cliques nos links disponíveis no conteúdo do e-mail e as taxas de conversão.

A automação de e-mail marketing possibilita que as empresas tenham acesso a esses dados de forma rápida e ágil, permitindo que novas estratégias sejam traçadas sem delongas.

Qual ferramenta utilizar? 

Existem diversas plataformas de automação de e-mail marketing disponíveis atualmente, no entanto, é preciso avaliar os recursos em cada uma delas antes de definir qual é a melhor para o seu negócio.

Separamos algumas das principais ferramentas que podem fazer a diferença no seu negócio. Avalie os recursos disponíveis e escolha a sua!

 

PitchWink

Há seis anos no mercado brasileiro, essa é uma das plataformas multicanais mais completas que existem atualmente para as empresas que buscam automação de e-mail marketing, SMS, QR Code, landing pages e outros serviços. 

Ao contrário das outras plataformas, a PitchWink não oferece planos predeterminados ou tempo mínimo de utilização. O modelo de trabalho da ferramenta é conhecido como “pay as you go”, uma forma diferenciada na qual o cliente paga apenas pelos serviços que são utilizados pela sua empresa.

Conforme vimos ao decorrer deste texto, as ferramentas de automação de e-mail marketing estão se tornando indispensáveis para o sucesso das estratégias de comunicação das empresas. Sendo assim, não deixe de escolher qual é a melhor plataforma para suprir as necessidades da sua marca e invista agora mesmo em uma aproximação real com o seu público-alvo.

O que você achou da ideia de utilizar a automação de e-mail marketing em seu negócio? Gostou? Então, entre em contato com a gente e conheça os nossos serviços!