Quais são as estratégias da sua empresa para analisar os resultados obtidos por meio das campanhas realizadas? Neste texto, vamos apresentar as principais métricas de marketing digital para você acompanhar!

Analisar os resultados de uma empresa é um ponto crucial para compreender o andamento da instituição. Esse processo é essencial na descoberta de pontos a serem melhorados ou eliminados na marca.

Quer descobrir quais são as principais métricas que você pode utilizar para analisar os resultados das campanhas de marketing digital? Então, continue a leitura para saber mais!

Por que é importante analisar os resultados das estratégias de marketing digital?

Quando utilizadas da maneira correta, as métricas podem se tornar uma mina de ouro para as empresas que dedicam tempo para estudar o retorno recebido em seus investimentos.

Apesar de tantas vantagens, alguns empresários ignoram que com essas informações, a busca por lucros ainda maiores vai se tornar mais prática. Portanto, não deixe de acompanhar todas as estatísticas de um negócio. Os números podem trazer dados interessantes a respeito dos resultados obtidos.

Qual é o desejo de todo dono de empresa? A resposta mais plausível para essa pergunta seria gerar lucros, não é mesmo? No entanto, como isso seria possível se esse empresário não souber o que pode ser melhorado em sua marca para que esses objetivos sejam alcançados?

O passo inicial para a obtenção do sucesso no futuro é começar, desde hoje, a analisar os resultados atuais e estudar como é possível inovar para alcançar as metas desejadas.

Quais são as principais métricas de marketing digital?

Para auxiliar a sua empresa na análise dos resultados obtidos a partir das estratégias utilizadas, preparamos uma lista com as métricas mais importantes. Elas podem auxiliar no processo de geração de receitas, no acompanhamento de campanhas pagas e, também, no marketing de conteúdo.

Confira agora quais são as métricas de marketing digital que precisam fazer parte da sua estratégia na busca por resultados positivos na sua empresa:

1. ROI 

O Retorno Sobre Investimento é uma das métricas mais importantes em qualquer negócio, independentemente do setor de atuação. Ela trata, basicamente, do lucro obtido por uma empresa.

O ROI apresenta para as marcas o valor exato que retornou para a empresa após um investimento. Enquanto esses números forem positivos e a companhia tiver capacidade de produção, ela deve continuar com os investimentos para adquirir novos resultados expressivos. Seu resultado é obtido por:

ROI = (retorno do investimento – custo do investimento) / custo do investimento.

2. CAC

Quanto uma empresa gasta para adquirir um novo cliente? Esse é o cálculo realizado pelo Custo de Aquisição por Cliente, uma das métricas de marketing digital mais eficazes para as empresas que desejam aumentar o número de consumidores fidelizados.

O  CAC tem como função, apresentar para a empresa qual é o valor gasto para a conquista de um novo consumidor, ou seja, os investimentos realizados para incentivar uma pessoa a comprar em seu estabelecimento. 

Nessa equação são incluídos todos os gastos, desde investimentos em mídia e salários. Portanto, para realizar a conta, é preciso considerar todas as despesas com marketing e vendas em determinado período e comparar esses números com a quantidade de novos clientes que foram adquiridos no mesmo espaço de tempo.

É valido ressaltar, que essa conta pode mudar conforme as suas estratégias de marketing sejam atualizadas. Assim, mantenha sempre essa fórmula na ponta do lápis para acompanhar se os seus custos por aquisição são lucrativos:

CAC = despesas + investimentos em marketing e vendas / números de novos clientes no mesmo período.

3. CPL

Apesar de muitas empresas ainda não compreenderem a importância da nutrição de um lead para transformá-lo em um cliente fidelizado, o Custo por Lead é uma das métricas de marketing digital que melhor consegue apresentar resultados positivos para a sua marca. 

Analisar quantos leads foram gerados a partir de uma campanha, é muito importante para compreender a eficácia das estratégias planejadas. É dessa forma que as empresas descobrem se a linha de pensamento agrada o público-alvo.

Lembre-se que no custo por lead, quanto menor for o resultado, mais eficaz é a sua estratégia. Ele é obtido por meio da seguinte fórmula:

CPL = investimento total na campanha / número de leads gerados.

4. Taxa de conversão em cada etapa do funil

Se o lead assinou uma newsletter, cadastrou os seus dados em uma promoção ou baixou um arquivo disponibilizado pela sua empresa, ele deu mais um passo rumo à sua conversão para se tornar cliente.

A taxa de conversão tem várias finalidades, no entanto, as conversões devem ser o primeiro objetivo de qualquer campanha de marketing, principalmente o digital.

Um baixo número de conversões pode ser causado por diversos motivos, desde um site com usabilidade ruim, até a falta de Call To Action (CTAs) no final dos conteúdos publicados.

Essa equação pode variar conforme os interesses de cada empresa, contudo, geralmente consiste na razão entre:

número de visitas / quantidade de usuários que realizaram a ação desejada.

5. LTV

O Lifetime Value permite que cada empresa calcule o potencial de lucro de cada cliente, dessa maneira, é mais fácil ter uma previsão dos rendimentos. Essa equação é recomendada principalmente para as companhias de serviços recorrentes, como assinaturas ou contratos. 

O ideal para que a empresa obtenha lucros, é que o resultado do Lifetime Value seja, pelo menos, três vezes maior do que o Custo de Aquisição por Cliente. Seu cálculo é obtido por:

LTV: ticket médio mensal x tempo médio de retenção por cliente.

6. Ticket Médio

Quer descobrir qual é a média dos gastos de cada cliente em seu empreendimento? É com o ticket médio que você descobre esse valor, seja em produtos ou serviços.

Um valor de ticket médio baixo pode ser prejudicial para uma empresa. Com estratégias de crosselling ou upselling é possível reverter essa situação e melhorar a lucratividade. 

O ideal é que cada empresa encontre o seu ticket médio mensal. Dessa forma, esse resultado pode ser utilizado para calcular outras métricas de marketing digital que são relevantes para os negócios. Seu valor é obtido por meio da seguinte fórmula:

ticket médio mensal = receita do mês / número de clientes do mês.

Agora você conhece as principais métricas de marketing digital e entende a importância de mensurar os resultados obtidos pela sua empresa. Assim, não deixe de colocar isso em prática e acompanhar o crescimento da sua marca no mercado de atuação, para que você possa atingir os objetivos determinados no planejamento.

Gostou deste post? Quais são as estratégias utilizadas pela sua empresa para analisar os seus resultados? Deixe um comentário nesta publicação e compartilhe as suas experiências com os nossos leitores!