Que o cliente atual já mudou muitos dos seus hábitos, isso já é uma realidade, não é mesmo? Imagine então o perfil do consumidor do futuro! É certo que esse comprador será ainda mais diferente e muito sensível à tecnologia, que passará a fazer parte mais intensamente do dia a dia do ser humano.

E se você trabalha diretamente com a oferta de produtos e serviços, sabe que acompanhar o consumidor é essencial para a saúde do seu negócio. Marketing e TI, por exemplo, são aliados fortíssimos nesse sentido. Portanto, conhecer o cliente dos próximos anos e décadas ajudará bastante você a desenvolver as melhores estratégias, e até mesmo a sua fidelização.

Para ajudar você a entender melhor esse consumidor do futuro, listamos 4 tendências que caracterizam como será esse comprador. Confira!

1. Eles serão menos previsíveis

Talvez isso seja o que mais assusta quem trabalha diretamente com o público. Mas, ao mesmo tempo, pode ser também um dos propulsores de soluções mais dinâmicas e interessantes, que acabam sendo essenciais para ganhar a atenção dos clientes. Sem contar que seguir algo novo, uma tendência, é bacana tanto para o comprador quanto para a empresa.

Não espere, por exemplo, encontrar a mesma procura por serviços ou produtos de agora no ano que vem. Quanto mais a tecnologia estiver presente no cotidiano das pessoas, mais elas tendem a mudar seus desejos em velocidade recorde. É a comunicação que impulsiona esse consumo novo a cada ciclo.

2. Também terão a tecnologia enraizada no dia a dia

Como dito no tópico anterior, a tecnologia será, de fato, protagonista na vida do consumidor do futuro. Muito do que será adquirido terá como ponto de partida a escolha via internet, aparelhos móveis e por aí vai. Ou seja, a conectividade será regra básica para quem quer investir em novos clientes e, principalmente, fidelizar esses compradores.

As empresas precisarão estar presentes em diversas plataformas, onde quer que o consumidor esteja. Isso não só fará toda a diferença como será uma das regras principais para que o seu negócio esteja ativo e em constante crescimento.

Lembre-se de que o comprador não vai querer ter trabalho algum indo atrás de você, ele precisa chegar até a sua marca de um jeito fácil e rápido.

3. Serão mais sustentáveis do que nunca

Outro fator importante a ser dito e frisado: o consumidor do futuro estará totalmente ligado a marcas sustentáveis. E tudo isso porque, daqui alguns anos, muito do que se ainda tem de matéria prima diminuirá drasticamente, bem como se fortalecerá a consciência de que tudo pode, e deve, ser reciclado.

Além disso, será também uma questão de sobrevivência ser sustentável! Então, aposte e invista no pensamento e práticas verdes o quanto antes.

4. E vão exigir transparência nas ações

Sim! E isso será um dos pilares para empresas e marcas ganharem os selos de credibilidade e confiança pelos clientes. Ações como investimentos em segurança dos trabalhadores, na sustentabilidade, no impacto nas comunidades onde a empresa atua, entre outros, deverão estar claros e abertos para que os consumidores vejam e saibam, de fato, quem você é.

Como você pode notar, o consumidor do futuro possui características únicas que moldarão o cenário econômico de todo o mundo. Fique bem atento a esse perfil que tende a ser realidade evidente daqui há pouco tempo!

Gostou? Então compartilhe este post em suas redes sociais!